Anais dos trabalhos SIED:EnPED:2014
Sumário
Artigos
CURSO ONLINE DE PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA PESQUISADORES (COPI): UMA PROPOSTA INOVADORA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Aline Azevedo Larroyed, Ana Carolina de Andrade Pinto, Luciana Pellegrini Drucker, Glauco Travaglia Faé, Paulo José Soler Teixeira dos Santos |
ESTUDO DAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CURSO DE INFORMÁTICA PARA INTERNET DO CEFET-MG | |
Sílvia Calmon de Albuquerque, Adelson de Paula e Silva |
A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE PARA O APOIO AO ENSINO PRESENCIAL COM FOCO NA INTERAÇÃO EM UMA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO. | PDF () |
Antonio Luiz Santana, Dulce Marcia Cruz Cruz |
WEBAVOO: UM PROCESSO AVALIATIVO FORMATIVO ADAPTADO AO ENSINO A DISTÂNCIA, IMPLEMENTAÇÃO EM DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | |
Giovany Teixeira, Antonio Pinotti, Renan Rios, Epifanio Santos |
MOBILE LEARNING E AÇÃO DOCENTE: O CELULAR EM SALA DE AULA. | |
MARA RUBIA SAMPAIO OLIVEIRA |
BLENDED LEARNING: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE DISCIPLINAS NA MODALIDADE EAD EM UMA IES. | |
Renato Hallal, Liliane Hellmann, Stefane Gaffuri, Francisco Reinaldo |
Novas tecnologias de informação e comunicação, mediações pedagógicas e EaD, um exemplo prático na formação de professores | |
Hélio José Santos Maia |
Experiência de Pesquisa na Licenciatura em Pedagogia a Distância | |
Marcio da Costa Berbat |
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA IDENTIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COLETIVA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. | |
Rodrigo Rodrigues de Oliveira |
MUSEU VIRTUAL: EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO DE UMA MODELAGEM 3D E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO | |
Pedro Henrique Horta Rates, Rodrigo Alexandre Bernardino Assuncao, Eucidio Pimenta arruda |
O USO DE TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS COMO MEDIADORAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: VIDEOAULAS, VIDEOCONFERÊNCIA E WEBCONFERÊNCIA | |
Durcelina Pimenta Arruda, Cristina Souza Dutra |
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE TUTORIA PRESENCIAL DO POLO UAB/UNB DE CARINHANHA/BA E A PERMANÊNCIA DO ALUNO NOS CURSOS | |
Geany Pereira de Sousa, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DEMOCRATIZAÇÃO, EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL | |
Josenilda Aparecida Ribas Bueno, Marly Catarina Soares |
PEDAGOGIA EAD – MODALIDADE PRESENCIAL E FORA DA SEDE (2005-2008) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS | |
Maria Alice Moreira Silva, Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini |
ANÁLISE DE DUAS OFERTAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE WEBQUESTS NO MOODLE | |
Helena Gordon Silva Leme, Kenia Rosa de Paula Nazario |
Disponibilizar material didático pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem no ensino presencial: algo novo ou comum na docência? | |
Renan Osório Rios, Giovany Frossard Teixeira, Antonio Jonas Pinotti, Epifanio Davi de Souza Santos |
FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TUTORES PARA APOIO AO ENSINO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA CET SÃO PAULO COM UM GRUPO DE EDUCADORES | |
JOSEFINA KIEFER, Petra Sanchez Sanchez |
Estudo de caso sobre educação a distância: um relato de experiência | |
Aparecida Santana de Souza Chiari, Maria Teresa Zampieri, Taís Alves Moreira Barbariz |
INCLUSÃO COMO PRÁTICA DE ENSINO EM FÍSICA EM EAD | |
Antonio Luiz Fernandes Marques, Lidiane Gomes da Silva |
ENSINAR E APRENDER NA APRENDIZAGEM MÓVEL: NASCE UM NOVO MODELO PEDAGÓGICO NA REDE NACIONAL DE EAD DO SENAC. | |
Edwin Giebelen, Elizabeth Batista de Souza |
OS SUJEITOS E A EAD: AS RELAÇÕES ENTRE ALUNO, PROFESSOR E TUTOR VIRTUAL NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RECENTES | |
Aline Maria Pacífico Manfrim, Juscelino Pernambuco |
ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL E FAZERES DOCENTES EM TUTORIA VIRTUAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE TUTORAS EM DIÁRIOS REFLEXIVOS | |
Camila Marques dos Santos, Camila Tanure Duarte, Aline Sommerhalder |
Um estudo sobre saberes na docência virtual | |
Luciane Penteado Chaquime, Daniel Mill |
TRILHAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA EAD – COMPARTILHANDO DADOS | |
Adriana Barroso de Azevedo |
DOCÊNCIA VIRTUAL EM EDUCAÇÃO MUSICAL: Um estudo sobre adequações pedagógicas para o ensino de música a distância | |
André Corrêa, Daniel Mill |
A voz do tutor presencial - ecos das relações com os alunos | |
Maria de Lourdes Nogueira Lopes, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira |
A TUTORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: UM ESTUDO SOBRE CONDIÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICA DOCENTE | |
Luciana Charão de Oliveira, Adriana Cristina Omena dos Santos |
DISCUTINDO OS MODELOS EDUCACIONAIS EM EAD NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP DE BAURU SP: POSSIBILIDADES PARA REVISÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO | |
Thaís Cristina Rodrigues Tezani |
HIBRIDIZAÇÃO DO ENSINO EM UMA IES: DELINEAMENTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ADOÇÃO DE 20% A DISTÂNCIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS | |
Maria Angélica do Carmo Zanotto, Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Ana Paula Rodrigues da Silva, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali |
Acesso aberto na educação a distância: A experiência da SEaD-UFSCar | |
Elis Gabriela Copa dos Santos, Débora Cristina Masseto, Joice Lee Otsuka, Ariadne Chloë Mary Furnival |
O PROCESSO INTERATIVO NO FÓRUM ON-LINE NO CURSO GESTÃO DE POLOS | |
Heloisa Helena Duval de Azevedo, José Eduardo Nunes Vargas |
A inclusão social da Universidade Aberta do Brasil | |
Andrea Cavalcanti Macedo, Marizete Silva Santos, José de Lima Albuquerque |
Design Thinking como metodologia de pesquisa para concepção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem centrado no usuário | |
Carolina Magalhães Costa Cavalcanti |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Educação Matemática online: biblioteca interativa ou livro didático dinâmico? | |
Aparecida Santana de Souza Chiari, Marcelo de Carvalho Borba |
PERFIL DOS EGRESSOS EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | |
keila moreira batista, ADRIANO NEVES PEREIRA, RENÉ GERALDO CORDEIRO SILVA JUNIOR, FRANCISCO RICARDO DUARTE, PATRICIA DE FÁTIMA COSTA BESERRA |
O FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA: O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM GRUPOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA REDE | |
Bruno dos Santos Joaquim |
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO FAVORECIMENTO DA APROVAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
sonia carvalho leme moura véras |
OS DESAFIOS DA AUTORIA E DO TRABALHO EM EQUIPE NA ELABORAÇÃO DO DESENHO DIDÁTICO DE MATERIAIS DIGITAIS PARA EAD ONLINE | |
CLINGER CLEIR SILVA BERNARDES, ADRIANA ROCHA BRUNO |
O CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES CEaD/UFU: O PERFIL DOS CANDIDATOS DA TURMA 6 | |
Oliria Mendes Gimenes |
A COMUNICAÇÃO DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICOS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA | |
Magalis Bésser Dorneles Schneider |
AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PRÓ-ATIVAS E INOVADORAS NO MESTRADO PROFISSIONAL: CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA | |
Rosangela Andrade Aukar de Camargo de Camargo, Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, Luciana Mara Monti Fonseca, Cristina Yuri Nakata Hara, Marcelo Duarte Ferrari |
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UMA VISÃO A PARTIR DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS | |
Helber Rangel Formiga Leite de Almeida, Luana Pedrita Fernandes de Oliveira, Raul Felipe Oliveira Francisco |
DESIGN DE UM CURSO ONLINE DE INGLES: DA CONCEPÇÃO À IMPLANTAÇÃO | |
Dálete C S Heitor de Albuquerque, Iraneide de Albuquerque Silva |
A UTILIZAÇÃO DAS TDICs COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Daniela Dagostin |
SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO TEÓRICA E POSSIBILIDADES PARA PESQUISA | |
Paulo Cristiano de Oliveira, Marina Keiko Nakayama |
AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA DIGITAL EDUCACIONAL “SINAIS VITAIS E ANATOMIA” POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM | |
Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, Gustavo Faria de Oliveira, Helena Reche Felipe, Rosangela Andrade Aukar de Camargo, Luciana Mara Monti Fonseca, Nélida Beatriz Caldas |
ENCURTANDO DISTÂNCIAS: EAD, UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE DEMOCRATIZA O CONHECIMENTO | |
Maria Helena Cicci Romero, Luciana Charão de Oliveira, Marisa Pinheiro Mourao |
A função do tutor presencial na EaD: reflexão e ressignificação | |
LEONARDO NOGUEIRA DA SILVA FILHO |
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: desafios e consequências | |
Alessandra Pessoa Coimbra de Melo, Lúcio França Teles |
DO DESIGN INSTRUCIONAL FIXO AO CONTEXTUALIZADO: ANÁLISE DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO OFERECIDO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Luciana Mendonça Rodrigues, Lúcia Carvalho Moreira Dias |
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DISPOSITIVOS MÓVEIS | |
michele schmidt, Miguel Alfredo Orth Orth |
O “panóptico” como sentido de vigilância presentes nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | |
PATRICIA FALCAO |
TECNOLOGIA, CURRÍCULO E INOVAÇÃO: O ESTADO DA ARTE (2009-2013) | |
LINA MARIA GONÇALVES |
Educação a Distância: uma modalidade de ensino e inúmeras possibilidades de aprendizagem | |
Adriana Cristina Lázaro, Thaís Cristina Rodrigues Tezani |
PERCEPÇÕES DE TUTORAS VIRTUAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE LUGAR OCUPA O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES? | |
Luana Zanotto, Camila Marques dos Santos, Aline Sommerhalder |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A TUTORIA A DISTÂNCIA E A PRESENCIAL NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | |
ANDERSON ORAMISIO SANTOS, Adriana Mariano Rodrigues Junqueira, Guilherme Saramago de Oliveira, Silvana Malusá, Camila Rezende Oliveira Rezende Oliveira |
COMO A FORMAÇÃO NA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CONTRIBUIU PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS | |
ANA CLAUDIA DE ARAUJO MOXOTÓ, CREYCIANNE BENJAMIM DA SILVA, MARIA RAQUEL DA SILVA, DANIEL REIS ARMOND DE MELO, FRANCISCO BENTES CUNHA, LUZINALDO BARREIROS DE MOURA |
OS MATERIAIS DIDÁTICOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Fernanda Sutkus de Oliveira Mello, Mario Augusto Pazoti, Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Marcelo Vinícius Creres Rosa, Valdecir Cahoni Rodrigues, Sonia Sanae Sato, Dayene Miralha de Carvalho Sano |
FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR TUTOR NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O PERCURSO DE UMA PESQUISA | |
Roberta Rossi Oliveira Palermo |
TUTORIA VIRTUAL E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR | |
Ana Paula Rodrigues da Silva, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali |
SALA DE AULA VIRTUAL: lugar de encontro, produção de saberes e desenvolvimento de competências | |
Lucicleide Araújo de Sousa Alves, Carla cristie De França Silva |
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO ÀS PERCEPÇÕES INICIAIS DE UM GRUPO DE PROFESSORES | |
Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos, Rosemery Celeste Petter, Kátia Morosov Alonso, Alexandre Martins dos Anjos |
TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE: DESVELANDO O COTIDIANO ESCOLAR | |
Carolina Carvalho Franco de Abreu, Catarina de Almeida Santos, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira |
DIREITOS AUTORAIS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA FLIPPED CLASSROOM | |
Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues, Dilermando Piva Junior |
A COLABORAÇÃO COMO FIO CONDUTOR DE UM CURSO ONLINE | |
Priscila Costa Santos, Diva Albuquerque Maciel |
O desenvolvimento de um MOOC (Massive Open Online Course) de Educação Geral voltado para a formação continuada de professores: Uma breve análise de aspectos tecnológicos, econômicos, sociais e pedagógicos | |
Cássio Ricardo Fares Riedo, Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, Joyce Wassem, Marta Fernandes Garcia |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS TUTORES DOS CURSOS TÉCNICOS DA UEMA | |
MAIRA REJANE OLIVEIRA PEREIRA, Eliza Flora Muniz Araujo |
O USO DE SOFTWARES COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA | |
Felipe Augusto Martins Alves, Adriane Belluci Belório de Castro |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA TELEVISÃO E COMPUTADOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES | |
Mirela Francelina Medeiros Telles |
Estudo de indicadores acadêmicos no curso de Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação na modalidade EAD do CEFET-MG | |
João Fernando Machry Sarubbi, Adelson de Paula Silva |
TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E CRIAÇÃO COMO ALICERCE PARA A AUTONOMIA DO ALUNO NUMA PROPOSTA DE AUTOAVALIAÇÃO | |
Valeria Sperduti Lima, Marcelo de Paiva Guimarães, João Vicente Bertolomeu |
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO TUTOR COMO ORIENTADOR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA EAD | |
Luciana Massi, Marcelo Giordan |
MOOCs: EM BUSCA DA QUALIDADE | |
João Augusto Ramos e Silva, Ronaldo Bernardo Junior, Iñaki Perianez |
O CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ONLINE | |
Luciane Magalhães Corte Real, Silvana Corbellini, Juliana Paiva Palhares, Adriana Martins |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCUTINDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM EM SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS | |
JUSSARA GABRIEL DOS SANTOS |
Desenvolvimento de um MOOC (Massive Open Online Course) sobre a história da atenção ao parto e nascimento para a formação continuada de professores | |
Cássio Ricardo Fares Riedo, Joyce Wassem, Luciana Palharini |
TUTORIA E DOCÊNCIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UAB NA PERSPECTIVA DOS SABERES DOCENTES | |
FRANCISNAINE OLIVEIRA |
Musikinésia: Uma Aventura Musical Educativa | |
Glauber Lúcio Alves SANTIAGO, Joice Lee OTSUKA, Delano Medeiros BEDER, Rogério Augusto BORDINI, Pablo Augusto Gonçalves FREITAS, Lucas Ferreira Ferreira FONSECA, Daniel Lopes SANTIAGO, Antônio Pedro Avanzi NUNES |
ROBÓTICA COM ARDUINO: UMA PROPOSTA PBL FREIRIANA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E DE HABILIDADES | |
Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte, Herbert Gomes da Silva, Carolina dos Santos Batista |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | |
David Carneiro, Vanessa Rodrigues Silva |
DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCATIVO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE PARA ENSINO PROFISSIONALIZANTE DE ENFERMAGEM | |
Aline Natalia Domingues, André Castro Pessoa Guimarães, Alexandre Freitas Souza Silva, João Gabriel Salzano Fiori Esteves, Marcelo Lopes Lotufo, Daniel Lopes Santiago, Rogério Augusto Bordini, Silvia Helena Zem-Mascarenhas, Delano Medeiros Beder, Joice Lee Otsuka |
CURSO FORMAÇÃO DOCENTE EM EaD: ANALISE PARCIAL DOS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE | |
Kenia Rosa de Paula Nazario, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira |
Arte e EaD - Relato de experiência com as disciplinas de "Linguagens Artes I e II" na UAB UFSCar | |
Anabela Leandro |
AÇÃO SOBRE A INOVAÇÃO – LICENCIATURAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM FOCO | |
Suselaine da Fonseca Silva, Jéssica Ramos da Silva |
A EVOLUÇÃO DO GERENCIADOR DE EVENTOS PARA USO EM EVENTOS ONLINE: EVIDOSOL/CILTEC-ONLINE E UEADSL | |
Daniervelin Pereira, Ana Matte, Hugo Canalli, Adelma Araújo |
DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Ursula Marcondes Westin, Chris Mayara dos Santos Tibes, Sílvia Helena Zem-Mascarenhas |
A DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: CARACTERÍSTICAS E PERSPECTIVAS | |
Neila Maria Mendes Borges, Maristela Vicente de Paula, Maisa Pires Pacheco, Gabriel de Melo Neto, Elma Valéria Lopes, Altina Abadia da Silva, Normalene Sena Oliveira, Heloisa Vitória Castro de Paula, Adriana dos Santos Prado Sadoyama |
A PRÁTICA DOCENTE E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM MAPEAMENTO CRÍTICO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Juliana França Viol Paulin, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin |
Movimentos e desafios do cotidiano pelas tecnologias - experiência nas práticas de Educação Física. | |
Julio Cesar Mendes Fontes |
TECNOLOGIAS PARA O ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR | |
Aliete Rosa |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISES E CONEXÕES ENTRE AS DIMENSÕES PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA E GESTÃO NA REDE E-TEC BRASIL. | |
Verônica Morales Antunes, Luis Otoni Meireles Ribeiro |
EAD: REDUZINDO DISTÂNCIAS ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO | |
MARCIA Flausino Vieira, Katia Cristina Custodio Ferreira Brito, NADIA FLAUSINO VIEIRA BORGES, ANGELA NOLETO DA SILVA, OTAVIO CESAR DOS SANTOS BORGES, DARLENE ARAUJO GOMES |
O estudante da educação a distância:perfil e expectativas sob a ótica da instituição de ensino Unicesumar | |
Isabela Quaglia, Camilla Barreto Rodrigues Cochia |
CICLO BÁSICO DE FÍSICA: DESAFIOS E SOLUÇOES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS | |
Wagner J. B. Corradi, Fernanda Araújo Coutinho Campos, Priscila Rezende Moreira, Filipe Andrade Ferreira, Sarah Faria Fernandes, Carlos Basílio Pinheiro, Silvia Helena Paixão Alencar, Reinaldo Oliveira Vianna |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA QUANTO ÀS POTENCIALIDADES DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM SERVIÇO | |
Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Adelzita Valéria Pacheco de Souza, Adriane Corrêa da Silva, Rogério de Freitas Lacerda, Antônio Carlos Fonseca Pontes Junior |
O MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ASPECTOS QUE FAVORECEM A RELAÇÃO TUTOR-ALUNO | |
Miryan Buzetti |
DESAFIOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A PRESENÇA SOCIAL EM FÓRUNS VIRTUAIS | |
MARIA CRISTINA ATAIDE LOBATO |
AS TECNOLOGIAS MÓVEIS COMO CONTRIBUINTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM na EAD | |
Juliana Barcelos de Oliveira, Fábio Nogueira de Queiroz, Vera Adriana Huang Azevedo Hypólito, João Maurício Hypólito |
EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA: O ESTUDO DE UM CASO | |
Eva Chow Belezia |
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS EM EAD: A ADMINISTRAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES | |
Simone de Souza, Valdeni Soliani Franco, Maria Luisa Furlan Costa |
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOCENTE E A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. | |
Altina Silva, Elma Valéria Lopes, Heloisa Vitória de Castro Paula Castro Paula, Maristela Vicente de Paula Vicente de Paula, Maysa Pires Pacheco Pires Pacheco, Neila Maria Mendes Mendes, Normalene Sena Oliveira |
DESAFIOS DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA | |
Tânia Maria de Moura PEREIRA |
A EVASÃO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS: UMA ANÁLISE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Raimunda Abou Gebran, Carolina Zavadzki Martins |
“VOCÊ ESTÁ ME OUVINDO?” AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA EAD | |
Patrícia Rocha, Mirian Lange Noal, Sonia Maria Monteiro da Silva Burigatto, Ester Tartarotti, Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EAD: REFINANDO O OLHAR SOBRE A PESQUISA COM O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS | |
Sandra Regina Costa, Norma Lucia Queiroz |
Orientando educadores em projetos colaborativos online: um trabalho voluntário | |
Isabel Patricia Faustino, Maria do Amparo de Sousa, Almerinda Garibaldi |
O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO: RECURSOS DIGITAIS INTERATIVOS EM REPOSITÓRIOS GRATUITOS | |
Flávia Maria Gomes |
JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO | |
CRISTIANE INÊS BREMM, JOSIANE POZZATTI DAL-FORNO |
A ATUAÇÃO DE ACADÊMICOS-TUTORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA | |
Helena Terezinha Hubert Silva, Victória Tiyoko Moraes Sakamoto |
Contribuições da tutoria virtual para a aprendizagem da docência | |
Priscila Menarin Cesario, Daniel Mill |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA – UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lucimar Barbosa Pereira, Marize Lyra Silva Passos |
Política de Ensino Superior a Distância: a parceria UAB- Barretos | |
Eduardo Rodrigo de Souza, Fabiana Vigo Azevedo Borges |
SMARTPHONES E TABLETS COMO MEDIADORES: INTERAÇÃO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E PERCEPÇÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO | |
Erika Giacometti Rocha, Daniel Mill |
Um retrato histórico da Educação a Distância | |
Ricardo Baratella |
COMO OS ALUNOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE EAD DEFINEM A PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO PRELIMINAR | |
Silvia C. Aroca & Eliangela P. Bento Aroca & Bento |
POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS DOCENTES NO CAMPO BIOTECNOLÓGICO | |
Alessandra Miguel Kapp, Elisangela Matias Miranda, Denise de Freitas |
A operacionalização das ferramentas Moodle pelos estudantes da Especialização "Gestão e Docência em EaD" | |
Latif Cassab, Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo |
RECURSOS TECNOLOGICOS PARA O ALUNO DE EDUCAÇÃO MUSICAL COM BAIXA VISÃO | |
Sueli Martins Leal dos Santos, Glauber Lúcio Alves Santiago Santiago |
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FE) DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB): O PERFIL DO INGRESSANTE | |
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira, Catarina de Almeida Santos, Ruth Gonçalves de Faria Lopes |
Interação e Aprendizagem de conhecimentos sobre Derivadas em Espaços Virtuais | |
Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer |
DA DOCÊNCIA A PESQUISA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | |
Lilian Almeida dos Santos Almeida dos Santos, Nivia Bomfim Queiroz Rodrigues Bomfim Queiroz Rodrigues |
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA - CONCEPÇÕES DE PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA HÍBRIDO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Luciana Cristina Cardoso, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali |
GESTÃO EM EAD E AS ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS QUE ALMEJAM A QUALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DO POLO UAB FRANCA | |
Braian Veloso, Cláudia Bolela |
UM ENSAIO SOBRE A EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA | |
Nivia Miranda, Silvana Santos, Bráulio Couto |
A PROBLEMÁTICA DA EVASÃO EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS INICIANTES | |
Silvana Santos |
Linguagem mediada pela tecnologia: aprendizagem de leitura e escrita e os multiletramentos digitais | |
Adriane Belluci Belório de Castro |
Educação Musical a Distância: uma abordagem teórica sobre as metodologias de ensino e aprendizagem | |
Renate Stephanes Soboll |
O IMPACTO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL NOS ANOS 2000 | |
CARLA BUSATO ZANDAVALLI MALUF DE ARAUJO |
TUTOR DA MODALIDADE À DISTÂNCIA DO CURSO DE LIBRAS: IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO | |
Márcia Dias Lima, Marisa Dias Lima, Letícia de Sousa Leite |
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL | |
Simone Uler Lavorato, Simone Uler Lavorato |
UM ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS DOS TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA REDE E-TEC BRASIL | |
Sérgio Silva Filgueira, Paula Graciano Pereira Graciano Pereira, Antônio Borges Júnior Borges Júnior, Lorena Ribeiro Melo Melo |
MEDIAÇÃO ON LINE COM O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL | |
Naíola Paiva de Miranda Paiva de Miranda, Neila Rodrigues Santos |
A avaliação da aprendizagem e o Portfólio como instrumento de avaliação formativa | |
Ricardo Baratella |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | |
Ariádne Joseane Félix Quintela, Miguel Fabrício Zamberlan, Lunnara Antunes Zamberlan |
UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
João Maurício Hypólito, Vera Adriana Huang Azevedo Hypólito Hypólito, Vera Adriana Huang Azevedo Hypólito Hypólito, Andréia de Cássia dos Santos Santos, Andréia de Cássia dos Santos Santos |
MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELAÇÃOPROFESSOR EALUNO | |
Taissa Vieira Lozano, Camila Tecla Mortean Mendonça, Maria Lucia Lopes Barroso, Maria Luisa Furlan Costa |
AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS PARA TV DIGITAL – DISCUTINDO AS DEMANDAS DO GESTOR DE PRODUÇÃO | |
Cynthia Neves Blasques, Profª Drª Vânia Valente |
Seguridade Social, um fórum de discussão! | |
Inês Vargas Marques |
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE UMA TUTORA VIRTUAL INICIANTE | |
Monique Aparecida Voltarelli, Priscila Menarin Cesário |
METODOLOGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDE E-TEC BRASIL | |
Joao Henrique Caminhas Ferreira, Luiz Alexandre Vieira, Laura Vicuña Velasquez, Houseman Ferreira Maia |
TICs NA EDUCAÇÃO: ABORDAGEM DO USO DAS REDES SOCIAIS | |
Adriene Santanna, ADASSA PATRÍCIA VIUDES DE OLIVEIRA |
Educação a Distância: Contexto e possibilidades | |
Thaís Cristina Machado |
Análise Bibliométrica das TICs na Educação | |
Manoel Brod Siqueira, Solange Alfinito |
PERSPECTIVAS DA METODOLOGIA DA EAD PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Tania Regina da Rocha Unglaub, Roselaine Ripa |
Estudo comparativo de soluções para o desenvolvimento de um laboratório virtual 3D interativo | |
Heitor Silva, Joice Otsuka, Paulo Montanaro, Diogo Gonçalves |
GERAÇÃO TECNOLOGIA E O NOVO PAPEL DO EDUCADOR: PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA. | |
LUCAS JOSÉ SANTOS SILVA, Marise Maria Santana da Rocha Rocha, Maria do Carmo Santos Neta Santos Neta |
INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE: IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Simone de Paula Teodoro Moreira, Celso Augusto dos Santos Gomes, Wanderson Gomes de Souza |
O PAPEL DO PNAP NA QUALIFICAÇÃO DO GESTOR PÚBLICO: O CASO DA UFSCar | |
Daniela Salgado Gonçalves da Silva, Glauco Henrique de Sousa Mendes |
MATRIZ DE ATIVIDADES: UM INSTRUMENTO PROPOSTO PARA O DESIGN EDUCACIONAL ABERTO DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA MODALIDADE EAD ONLINE COOPERATIVA | |
Celso Augusto dos Santos Gomes, Wanderson Gomes de Souza, Simone de Paula Teodoro Moreira |
EDUCAÇÃO MUSICAL ONLINE E REDES SOCIAIS DIGITAIS: ANÁLISE PARCIAL DE PESQUISA EM UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | |
Juciane Araldi Beltrame, Leonardo da Silva Souza, André Luiz Silva das Chagas |
A educação a distância facilitando o acesso à pós-graduação stricto sensu: o caso dos mestrados profissionais | |
Vanessa Itacaramby Pardim |
ENRIQUECENDO O APRENDIZADO EM CURSOS DE LIBRAS EAD COM JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS E SEUS DESAFIOS DE PRODUÇÃO | |
Victor Sobreira, Mirella Silva Junqueira, Márcio Alves de Araújo |
A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | |
Eliamar Godoi, Marisa Pinheiro Mourão |
A PARTICIPAÇÃO DOS(AS) LICENCIANDOS(AS) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA EAD UFSCAR NO PIBID E OS REFLEXOS DESSE PROCESSO NA FORMAÇÃO INICIAL | |
Márcia Regina Onofre, Fabiana Marini Braga, Mariana Cristina Pedrino, Maria Iolanda Monteiro |
MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM PARA USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIGITAL | |
Fernanda Góes, Helena Reche Felipe, Rosângela Andrade Aukar de Camargo, Tulio Henrique da Silva, Cristina Yuri Nakata Hara |
REFLEXÕES DE LICENCIANDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE ESTÁGIOS CURRICULARES POR MEIO DE COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR: PARÂMETROS DE ANÁLISE | |
Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ELITES E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO | |
Josenir Hayne Gomes, João Carlos Relvão Caetano |
FORMAÇÃO CONTINUADA - ESTUDO AVALIATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/EJA - A RESPEITO DO CURSO OFERECIDO PELA FUNDAÇÃO CECIERJ | |
Angela Carrancho da Silva, Regina C da Silva, Carmen Granja, Elizabeth Ramalho Soares Bastos2 Bastos, Ana Maria Feydit Feydit Brito |
Ensino Técnico Profissionalizante: Uma experiência de organização de curso para a Rede e-Tec Brasil | |
Adelson de Paula Silva, Viviane Sartori, Juliano Schimiguel, ARACI Hack Catapan |
BASE DE CONHECIMENTO DOCENTE PARA O ENSINO DE TECLADO A DISTÂNCIA | |
Fernando Henrique Andrade Rossit, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO SOBRE TEMAS RELACIONADOS A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE | |
Márcia Azevedo Coelho |
POLOS UAB NO NORTE, NORDESTE E SUL: DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DE PESQUISA | |
Maria Renata da Cruz Duran, Celso José da Costa, Tel Amiel, Monica Pagel Eidelwein, Graciete Pantoja Antunes, Nilzete Costa de Melo, Deys Santana, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, Sandra Aboboreira dos Santos Stela |
ESTRATÉGIAS DE USO DO WHATSAPP COMO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TUTORES | |
Estêvão Domingos Soares de Oliveira, Felipe Soares de Oliveira, Hercilio de Medeiros, Jan Edson Rodrigues Leite, Eudisley Gomes dos Anjos |
Possibilidades formativas e investigativas de curso de formação continuada a distância para profissionais de Educação Infantil | |
Raiza Fernandes Bessa de Oliveira, Maévi Anabel Nono |
APRENDIZAGENS DOCENTES A PARTIR DA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. | |
Fabiana Vigo, Aline Maria Medeiros Reali |
Observatório da Educação - EDUCATU | |
Rafael Romagnoli, Juliano Bacchi, Mariana Ferrari Gouvêa Romagnoli |
Um checklist linguístico para avaliação de materiais didáticos digitais | |
Mayara de Souza Ferreira, Priscila Barros David |
ISSN: 2316-8722