A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA IDENTIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COLETIVA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA.

Rodrigo Rodrigues de Oliveira

Resumo


Este estudo tem como objetivo investigar nos discursos dos estudantes do Instituto Federal de Brasília, do Curso Técnico Subsequente em Logística, ofertado na modalidade de educação a distância, os caminhos percorridos pelos educandos na construção de seus conceitos de autonomia e identidade no ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia empregada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa baseado em um estudo de caso e o questionário foi o instrumento utilizado na coleta de dados. A análise dos dados recolhidos foi guiada pelo arcabouço teórico da análise de discurso da escola francesa Pêcheux (1998) e Orlandi (1996, 2001, 2004) e Íñiguez (2004). Os resultados apontam que é possível construir, paulatinamente, a autonomia e a identidade a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem. Nos ambientes virtuais de aprendizagem, os estudantes corporificam-se através do discurso. Portanto, os ambientes virtuais de aprendizagem contribuem para a consolidação da autonomia e da identidade.

 


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