DA DOCÊNCIA A PESQUISA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Lilian Almeida dos Santos Almeida dos Santos, Nivia Bomfim Queiroz Rodrigues Bomfim Queiroz Rodrigues

Resumo


O presente artigo tem objetiva relatar a experiência de formação inicial docente no contexto da Educação a Distância (EAD) no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia pela Universidade Aberta do Brasil (UNEB-UAB). Para tanto, o trabalho será guiado pelas discussões teóricas-práticas com intuito de realizar análises críticas dos papéis dos interagentes dos processos socioeducativos; e dos questionários aplicados com os 41 discentes do 8º semestre de Licenciatura em Pedagogia da UNEB/UAB do Polo UAB - Polo Educacional Dona Carmen/Carinhanha (BA). Este texto será apresentado considerando o histórico da EAD no Brasil, além de apresentar uma breve discussão da formação docente inicial nessa perspectiva, assim como os aspectos nela indispensáveis para prática docente em suas múltiplas temporalidades dos interagentes. Os resultados obtidos revelam a promoção da democratização do acesso ao conhecimento e a qualidade formativa pela graduação.

 


Texto completo: PDF