CURSO ONLINE DE PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA PESQUISADORES (COPI): UMA PROPOSTA INOVADORA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aline Azevedo Larroyed, Ana Carolina de Andrade Pinto, Luciana Pellegrini Drucker, Glauco Travaglia Faé, Paulo José Soler Teixeira dos Santos

Resumo


Este trabalho avalia o uso de ferramentas interativas em EAD para a disseminação da propriedade intelectual e da cultura de inovação, em processos de gestão da propriedade intelectual em Núcleos de Inovação Tecnológica. Para isso, toma como base o caso específico do Núcleo de Inovação Tecnológica do Inmetro, ao avaliar a experiência de criação e implementação de curso interativo a distância para capacitar os pesquisadores para o tema da proteção intelectual. A metodologia utilizada incluiu análise documental, revisão bibliográfica e pesquisa (qualitativa e quantitativa) com os participantes do projeto-piloto. As principais referências teóricas envolveram trabalhos e autores que discutem ferramentas interativas em educação a distância e processos de educação e capacitação em propriedade intelectual. O objetivo da pesquisa foi avaliar o sucesso que esse tipo de iniciativa pode alcançar e suas implicações para o uso da EAD para capacitações em núcleos de inovação tecnológica. Os principais resultados revelaram um nível alto de satisfação com o projeto-piloto. A média geral alcançada nas questões relacionadas à qualidade do Curso foi 9,0 e os participantes da pesquisa foram unânimes em afirmar que a capacitação criou expectativas de melhoria no desempenho do trabalho. A questão referente à facilidade de navegação no ambiente virtual recebeu média 9,3, e à adequação dos recursos técnicos utilizados, 9,1.  O questionário compôs-se de 23 perguntas, dentre as quais, 21 baseavam-se em escala de classificação de 0 a 10 e 2 eram dissertativas. A pesquisa foi anônima e voluntária. Avaliaram-se, ainda, os tipos de ferramentas utilizadas no curso e o impacto que estas tiveram na capacitação. Concluiu-se que as ferramentas interativas em EAD e que o uso de propostas e softwares inovadores para esse tipo de capacitação representam possibilidades válidas para capacitações em propriedade intelectual em Núcleos de Inovação Tecnológica, e que merecem ser mais exploradas e avaliadas por estes.


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