MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM PARA USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIGITAL

Fernanda Góes, Helena Reche Felipe, Rosângela Andrade Aukar de Camargo, Tulio Henrique da Silva, Cristina Yuri Nakata Hara

Resumo


Buscou-se identificar a motivação acadêmica de alunos Educação Técnica em Enfermagem (ETE) e a motivação para uso de tecnologia educacional digital “Sinais Vitais e Anatomia”. Estudo transversal realizado com alunos que já tinham concluído 50% do curso técnico. Utilizou-se “Escala de Motivação Acadêmica” (EMA) e “Escala de Princípios da Motivação em Interfaces para Objetos de Aprendizagem”. Os resultados da EMA denotam que 55,9% dos alunos estão desmotivados com o curso. Quanto à motivação para o uso da tecnologia 71,4% dos sujeitos consideram que a tecnologia permite interação, realização de tarefas, considera o conhecimento prévio e utiliza situações do cotidiano. Os achados permitiram compreender que há diversos fatores que influenciam na escolha e permanência no curso considerando fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo. Sugere-se a incorporação de recursos tecnológicos como coadjuvantes ao ensino, na tentativa de apoiar o professor, motivar e estimular o aluno para a reflexão e criticidade de suas ações.


Texto completo: PDF