Experiência de Pesquisa na Licenciatura em Pedagogia a Distância

Marcio da Costa Berbat

Resumo


Neste trabalho será abordado o resultado parcial de pesquisa de um grupo de estudo formado por professores (as) e alunos (as) que buscam compreender o universo das crianças pequenas e como se dão suas vivências, suas culturas, seus processos de socialização, suas subjetividades, como produzem saberes e conhecimentos, e a qualidade de suas experiências cotidianas nas unidades de educação infantil da rede pública no Rio de Janeiro. Nossos estudos têm como referência principal, as obras de Vigotski num contexto investigativo e desafiador no cotidiano das crianças da educação infantil brasileira (creche e pré-escola), transpassando pelo conhecimento científico, na dimensão sócia histórica e promovendo o aprendizado que é a base para o desenvolvimento da criança. O nosso trabalho como professor pesquisador, mesmo ainda em formação, é de avançar a cada dia nas nossas reflexões no sentido de promover uma educação de qualidade para nossos alunos, aprimorando nossa atuação de docência e nossa prática pedagógica. Nesse contexto também, atuamos como alunas de licenciatura em pedagogia à distância – curso que tem contribuído muito na atuação na escola. A educação a distância é uma modalidade de ensino que tem conquistado muitos alunos, principalmente que não têm condições de participar de um curso presencial, seja pela localização da instituição e ensino ou mesmo por horários incompatíveis. Os resultados encontrados, mesmo que parciais, demonstram a possibilidade de fazer pesquisa na graduação a distância, integrando no caso do curso de licenciatura em pedagogia o cotidiano da educação básica, crucial para a construção de conhecimento sobre as infâncias, práticas pedagógicas e escolas do nosso país.


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