Design Thinking como metodologia de pesquisa para concepção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem centrado no usuário

Carolina Magalhães Costa Cavalcanti

Resumo


Neste artigo apresentamos o Design Thinking, metodologia adotada para conduzir uma pesquisa que culminou na concepção de um protótipo de Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) criado a partir das expectativas e necessidades do usuário (aluno, professor e tutor) do curso semipresencial de Licenciatura em Ciências (CLC) da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). O Design Thinking é uma abordagem humanista de inovação e criatividade, centrada no trabalho colaborativo e que se propõe, em suas etapas, a “observar, ouvir, entender, definir, idealizar, criar, prototipar, testar e implementar”. Este trabalho descreve, portanto, algumas das contribuições do uso do DT como metodologia de pesquisa que levou à identificação de um problema, a idelização de possíveis soluções, até a concepção e prototipagem de um AVA centrado no usuário.

 


Texto completo: PDF