O USO DE TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS COMO MEDIADORAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: VIDEOAULAS, VIDEOCONFERÊNCIA E WEBCONFERÊNCIA

Durcelina Pimenta Arruda, Cristina Souza Dutra

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre as tecnologias e seus usos pedagógicos na atualidade, bem como apontar novas possibilidades de aplicação uso de recursos interativos cada vez mais utilizados na Educação a Distância (EaD) para para as principais ferramentas interativas cada vez mais utilizadas, na educação a distância no Brasil: a videoconferência e a webconferência. Inicialmente, realizamos um ensaio teórico acerca das concepções de tecnologias no contexto da educação e, em específico, sobre o papel ocupado pela produção audiovisual na educação presencial e a distância. Em seguida, analisamos os elementos didático-pedagógicos importantes ao uso da videoaula, da videoconferência e da webconferência na EaD. Por fim, apresentamos a estrutura pedagógica do CAED/UFMG e discutimos suas potencialidades na educação.

Texto completo: PDF