SALA DE AULA VIRTUAL: lugar de encontro, produção de saberes e desenvolvimento de competências

Lucicleide Araújo de Sousa Alves, Carla cristie De França Silva

Resumo


Resumo:

Este artigo reflete sobre o espaço da sala de aula virtual como lugar propício para a produção de saberes e desenvolvimento de competências relacionadas ao saber (conhecimentos), saber fazer (habilidades) e saber ser (atitudes). Apresenta os ambientes virtuais como lugares privilegiados para o exercício de relações “dialógicas” e acesso à informações, troca de experiências, feedbacks do professor mediador, tendo como proposta possibilitar caminhos favoráveis a produção de saberes e o desenvolvimento de competências mediante as múltiplas multirreferencialidades presentes no cotidiano escolar. Estimula educadores na criação de espaços circulares, recursivos, de análise e de síntese, possibilitando o movimento de (des)construção e reconstrução, a fim de produzir saberes mediante atividades desafiadoras, que impulsionem os alunos a serem sujeitos ativos em busca de soluções para os problemas que emergem no decurso do processo de toda essa complexa tessitura constituída no espaço da virtualidade.

Palavras-chave: Sala de aula virtual.Saberes. Competências.


Texto completo: PDF