ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL E FAZERES DOCENTES EM TUTORIA VIRTUAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE TUTORAS EM DIÁRIOS REFLEXIVOS

Camila Marques dos Santos, Camila Tanure Duarte, Aline Sommerhalder

Resumo


O artigo apresenta uma parte de um estudo realizado em um curso de Licenciatura em Pedagogia, da modalidade de educação a distância de uma universidade pública federal, que aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. Aborda as práticas docentes de tutoras virtuais na disciplina “Estágio Supervisionado da Educação Infantil”. Colaboraram com o estudo duas tutoras virtuais da equipe da disciplina. Objetivou identificar e discutir sobre possíveis contribuições de feedbacks de tutoras virtuais, em diários reflexivos de estágio, para a formação inicial de professores de educação infantil. Constituiu-se como objetos de investigação feedbacks de duas tutoras virtuais realizados em diários reflexivos de estágio e aplicou-se a análise de conteúdo aos dados. Os feedbacks foram colaborativos como ações pedagógicas estimulando os estudantes a reflexão sobre as experiências vividas no estágio, em especial sobre o cotidiano dos fazeres docentes na educação infantil.

Texto completo: PDF