A PRÁTICA DOCENTE E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM MAPEAMENTO CRÍTICO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Juliana França Viol Paulin, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

Resumo


Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de Doutorado que investiga as potencialidades da Educação a Distância (EaD) online na constituição de espaços que favoreçam o processo de Formação de Professores que ensinam Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como metanálise, em que é desenvolvido um mapeamento crítico de Teses e Dissertações em Educação Matemática, que investigaram aspectos relacionados à Formação de Professores que ensinam Matemática e a EaD online, no período de 2002 a 2012, dos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP/Rio Claro/SP, PUC/SP e UNIBAN/SP, Programas de Pós-Graduação em Educação da USP/SP, da UNICAMP/Campinas/SP e da UFSCar/São Carlos/SP, e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru/SP. Os dados provenientes do mapeamento foram analisados segundo a Análise de Conteúdo, resultando em cinco eixos temáticos: Processos Formativos de Professores que Ensinam Matemática; Prática Docente; Políticas Públicas; Aspectos Epistemológicos; e Aspectos Didático-pedagógicos. Neste artigo discutimos o eixo temático Prática Docente, que mostra a importância do compartilhamento de práticas em cursos de formação continuada de professores, bem como a necessidade de pesquisas que investiguem aspectos inerentes à futura prática docente de alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia a distância, e também a prática do professor-tutor.

 


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