OS MATERIAIS DIDÁTICOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
Este artigo tem como finalidade descrever e analisar os diferentes materiais didáticos adotados nos cursos de pós-graduação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Para tanto, como procedimentos metodológicos, optou-se por apresentar exemplos dos materiais adotados nesses cursos. A partir disso, caracterizou-se cada um deles, enfatizando suas potencialidades e possíveis articulações com os demais recursos envolvidos nos cursos. Para o desenvolvimento desta análise, tomou-se como referencial teórico os estudos realizados por Neder e Possari (2009), Sartori e Roesler (2005), Moran e Arantes (2011), entre outros. Como principal resultado foi possível identificar o quanto é importante o reconhecimento de um dos materiais como eixo norteador e articulador com os demais materiais didáticos, como por exemplo, a aula web, procedimento este adotado pela instituição em questão. Acredita-se que esta dinâmica facilita o percurso do aluno no curso e pode favorecer a sua aprendizagem de forma mais efetiva.