Sobre o SIED:EnPED

O SIED:EnPED:2014 propõe como foco dos debates e reflexões o tema “Qualidade na educação: convergências de sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias”. Desta forma, o objetivo principal é propiciar um espaço de análise sobre as implicações diretas e indiretas da utilização pedagógica das tecnologias atuais na educação. Assume-se como pressuposto que a educação não pode andar na contramão da realidade histórico-cultural e que o uso de recursos tecnológicos de interação, informação e comunicação precisa ser considerado na educação de qualidade.

Seis eixos temáticos foram estabelecidos em torno do objetivo do SIED:EnPED:2014. São eles:

1. Processo de ensino-aprendizagem aberto, flexível e a distância. Aqui, a proposta é identificar os desafios e as possibilidades de aproximações entre educação presencial e a distância. Para tanto serão abordadas a flexibilidade pedagógica, a EaD como estratégia de redução da distância entre a educação formal e o mundo do trabalho e necessidades de infraestrutura organizacional e pedagógica em propostas educacionais híbridas.

2. Pesquisa e produção do conhecimento em educação, tecnologias e linguagens. Em torno desse eixo, estarão os debates sobre estratégias e instrumentos metodológicos na coleta e análise de dados, temas silenciados na pesquisa, bem como a respeito da qualidade das redes colaborativas de produção de conhecimento em educação e a pesquisa realizada na área.

3. O estudante da EaD em foco. Pretende-se debater aspectos relacionados ao perfil e necessidades formativas desse estudante, estratégias de estudo pela EaD, serviços de apoio ao aluno e os conceitos de autonomia, identidade e coletividade na aprendizagem virtual.

4. Inovação em Educação e Tecnologias Digitais. Objetiva-se abordar diferentes multidispositivos tecnológicos e múltiplas mídias para educação, considerando a acessibilidade e a inclusão, bem como estratégias virtuais de apoio à formação e jogos educativos.

5. Qualidade na Educação a Distância e a democratização do conhecimento. Nesse eixo, a proposta é refletir sobre a EaD como estratégia de democratização do ensino superior e sobre os desafios da gestão e para a sua institucionalização.

6. Educação e tecnologias: formação e atuação de educadores/profissionais. Espaço e momento de reflexões sobre a docência na EaD - aprendizagem e desenvolvimento profissional - condições de trabalho e o uso de tecnologias em processos formativos coletivos. 

 

Público Alvo

O SIED:EnPED:2014 destina-se a profissionais e estudantes interessados em pensar a educação de qualidade para o presente e para o futuro; a pesquisadores envolvidos com atividades de educação a distância ou educação mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, incluindo professores universitários, tutores, gestores, estudantes (pós-graduação e graduação), professores da educação básica e demais profissionais interessados na temática.

Configuração do evento

O SIED:EnPED:2014 será realizado em duas etapas: uma virtual e outra presencial. Na Etapa Virtual, especialistas promoverão sessões de debate temático pelo ambiente virtual, com o apoio de moderadores/animadores durante discussões. Ao final do período dos debates virtuais, serão feitas sínteses das discussões para apresentação nas mesas-redondas presenciais. A Etapa Virtual ocorrerá no período de 15 a 24 de setembro de 2014.

A parte presencial do SIED:EnPED:2014 será composta por mesas-redondas, apresentação de trabalhos em pôsteres e comunicação oral, além de atividades, como oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais. Os organizadores do evento pretendem transmitir as apresentações do evento também por webconferência. A Etapa Presencial ocorrerá no período de 24 a 26 de setembro de 2014, em São Carlos – SP.

 

Datas importantes:

- Etapa virtual: 15 a 24 de setembro de 2014

- Etapa Presencial: 24 a 26 de setembro de 2014

- Inscrições: 17 de fevereiro a 15 de setembro de 2014

- Envio de trabalhos: Encerrado!

 

Realização

 horizonte             sead

 

Apoio

 ufscar



ISSN: 2316-8722