BASE DE CONHECIMENTO DOCENTE PARA O ENSINO DE TECLADO A DISTÂNCIA

Fernando Henrique Andrade Rossit, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado em Educação intitulada “Educação Musical a Distância: Base de Conhecimento Docente para o ensino de Teclado”, finalizada no início de 2014, no PPGE-UFSCar. O objetivo foi investigar a Base de Conhecimento Docente dos professores que atuam na área de Educação Musical a Distância, especificamente em uma disciplina de instrumento musical (teclado) do curso de licenciatura em Educação Musical da UAB-UFSCar. Em relação aos procedimentos metodológicos, este trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva e analítica. A coleta de dados foi realizada, em grande parte, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados encontrados nesta pesquisa apontaram que ainda há muito a ser pesquisado e analisado acerca da Formação de Professores e dos processos de ensino e aprendizagem de instrumentos musicais na modalidade EaD.

Texto completo: PDF