EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA: O ESTUDO DE UM CASO

Eva Chow Belezia

Resumo


O presente trabalho refere-se a pesquisa das causas de desistência no curso Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, nível Aperfeiçoamento, com carga horária de 200 horas na modalidade a distância, realizado pelo Centro Paula Souza para professores das escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) da instituição, dentro do Programa Brasil Profissionalizado, do MEC. O curso, ocorrido em 2013, teve 147 selecionados de um total de 285 inscritos e 87 aprovados. Entre os não aprovados estão seis que concluíram o curso mas não entregaram o Trabalho de Conclusão do Curso, onze que não realizaram as avaliações finais e quarenta e três considerados desistentes, objeto da pesquisa. É importante dar voz aos desistentes uma vez que estes são os que fornecerão os elementos necessários para uma avaliação das fragilidades do curso oferecido, inclusive quanto aos recursos humanos e infraestrutura tecnológica. É uma pesquisa que proporciona condições também para a análise do perfil do aluno, suas expectativas e necessidades. Foi utilizado um questionário da ferramenta GoogleDrive, com perguntas abertas e fechadas. Do total de quarenta e três desistentes, vinte e cinco responderam, correspondendo a 58% do total. Dentre as informações coletadas, é possível apontar diversas causas da desistência, tanto aquelas inerentes ao próprio cursista, como à estrutura e metodologia do curso. As especificidades do cursista, que é um professor do Centro Paula Souza e muitas vezes também da rede pública e de escolas particulares, implica em menor disponibilidade de tempo amplamente relatada nos depoimentos. A pesquisa terá continuidade com a segunda turma do curso, em 2014.

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