A operacionalização das ferramentas Moodle pelos estudantes da Especialização "Gestão e Docência em EaD"

Latif Cassab, Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

Resumo


O trabalho apresenta o resultado de pesquisa de natureza qualitativa, com o objetivo de conhecermos os dilemas enfrentados pelos estudantes para a realização das atividades com as ferramentas disponibilizadas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem moodle, matriculados em 2012-2014 no Curso de Especialização Gestão e Docência em EaD, sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina. O desenvolvimento investigativo ocorreu através da documentação indireta e direta, através da composição dos sujeitos da pesquisa, quarenta e três estudantes, os quais foram identificados por: sexo, idade, nível de escolaridade, área de conhecimento e inserção geográfica, os quais responderam a um questionário aplicado através da plataforma google docs. O resultado desvelou um cenário de dificuldades na operacionalização das ferramentas em ambiente virtual pelos estudantes.

Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem. Ferramentas digitais. Operacionalização de ferramentas digitais. Alfabetização digital.

 


Texto completo: PDF