Ensino Técnico Profissionalizante: Uma experiência de organização de curso para a Rede e-Tec Brasil

Adelson de Paula Silva, Viviane Sartori, Juliano Schimiguel, ARACI Hack Catapan

Resumo


A educação profissionalizante brasileira de nível médio percebeu um acentuado avanço na última década devido a criação do programa Rede e-Tec Brasil. Esse avanço teve como grande aliado a evolução rápida das tecnologias de informação e comunicação e, em consequência, a Educação a Distância (EaD). Este estudo teve como objetivo investigar a trajetória da educação profissional brasileira antes e após o advento da EaD e seu avanço com a implantação da Rede e-Tec. Neste contexto, apresenta-se a experiência do curso de formação de Técnico em Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação - PGTI do programa da Rede e-Tec oferecido no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET–MG. Esta pesquisa caracteriza-se como aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, estudo de caso e quali-quantitativa. Com os resultados obtidos concluiu-se que a EaD promovida no âmbito da Rede e-Tec potencializa o sucesso e o crescimento da educação técnica profissional brasileira.


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