PERFIL DOS EGRESSOS EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

keila moreira batista, ADRIANO NEVES PEREIRA, RENÉ GERALDO CORDEIRO SILVA JUNIOR, FRANCISCO RICARDO DUARTE, PATRICIA DE FÁTIMA COSTA BESERRA

Resumo


Este artigo avalia o perfil de alunos de um curso ofertado na modalidade a distância, propiciando a gestores, professores e tutores uma análise reflexiva sobre suas atribuições quanto às expectativas dos discentes, para tornar o processo ensino-aprendizagem dinâmico, interessante e eficaz e fornecer subsídios para a construção e implantação de políticas públicas educacionais que possam atender às demandas de um processo educacional no qual o conhecimento sobre o perfil do aluno seja respeitado na criação de uma educação de qualidade. Neste trabalho foram analisadas as características sociais e profissionais de alunos do Curso de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco, assim como suas percepções sobre o curso. O perfil obtido consistia principalmente em alunos adultos, casados, economicamente ativos, com conhecimentos de informática, acesso regular ao ambiente virtual de aprendizagem e interação com os atores do curso.

Texto completo: PDF