UM ENSAIO SOBRE A EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

Nivia Miranda, Silvana Santos, Bráulio Couto

Resumo


O objetivo deste artigo consiste em apresentar dados e análises preliminares acerca dos estudantes evadidos de um curso de Licenciatura em Matemática a distância, oferecido por uma instituição pública de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio da consulta ao Registro Escolar da Instituição, de modo que articulamos as abordagens quantitativa e qualitativa de pesquisa no processo de sistematização e análise das informações. Dessa consulta tivemos acesso aos formulários preenchidos pelos estudantes quando do ingresso no curso. Embora os dados se mostrassem, para nós, pouco detalhados, foi possível iniciar uma discussão sobre o perfil desses ex-alunos e refletir sobre a necessidade de ouví-los para melhor compreender a evasão nesse curso. Os resultados obtidos apontam para a continuidade desta pesquisa utilizando as narrativas como produção de conhecimento, de modo que esse será o próximo passo de nosso estudo.

Texto completo: PDF