TUTORIA VIRTUAL E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Ana Paula Rodrigues da Silva, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali

Resumo


O trabalho visa apresentar aspectos da experiência de uma instituição pública de ensino superior com a figura do tutor virtual de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância, do ponto de vista da aprendizagem da docência. Discute-se o papel docente e o perfil do corpo de tutores virtuais que atua nesses cursos, bem como o trabalho de avaliação e acompanhamento pedagógico do seu desempenho, que tem permitido à instituição obter subsídios para agir na melhoria contínua da atuação dos tutores. Os resultados desse trabalho indicaram demandas formativas específicas e têm dado origem a cursos de formação continuada voltados para esse público. Conclui-se pela necessidade de que a instituição aprimore o suporte dado à atuação e à formação continuada dos tutores virtuais, considerando seu perfil majoritário de profissionais em início da carreira docente, que ainda estão construindo repertórios para lidar com as dificuldades e desafios da prática pedagógica.

Texto completo: PDF