Disponibilizar material didático pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem no ensino presencial: algo novo ou comum na docência?

Renan Osório Rios, Giovany Frossard Teixeira, Antonio Jonas Pinotti, Epifanio Davi de Souza Santos

Resumo


As formas de disponibilização de material didático em sala de aula têm evoluído com o surgimento de novas tecnologias no decorrer das últimas décadas. A atual formação dos educadores e a utilização das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino a distância podem influenciar diretamente as práticas adotadas no ensino presencial. Para que um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem possa realmente ser utilizado no apoio da educação presencial, o docente deve estar familiarizado com esta poderosa ferramenta de ensino.  Este artigo apresenta inicialmente, no marco teórico, um pouco da história das TICs e sua utilização no Brasil; a seguir é apresentado o AVA e uma descrição das TICs que podem ser usadas como meio de distribuição de material didático, aquelas que foram objeto de pergunta específica dentro do questionário utilizado para a pesquisa. O principal objetivo da pesquisa é verificar se o AVA tem sido utilizado como tecnologia de apoio na disponibilização de material didático no ensino presencial. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de abordagem mista e explicativa. Para a coleta de dados a ferramenta utilizada é o questionário. O público alvo desta investigação é formado por professores, estudantes da pós-graduação (mestrado e doutorado) em ciências da educação da Universidad Del Norte – Uninorte. As respostas são apresentadas utilizando-se gráficos e tabelas. A análise dos resultados é apresentada junto com a conclusão. Os resultados desta pesquisa permitem concluir que, para este universo de educadores, o treinamento para o uso do AVA no ensino a distância influenciou positivamente nas práticas do ensino presencial, principalmente quanto à distribuição de material didático.


Texto completo: PDF