O USO DE SOFTWARES COMO RECURSO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA

Felipe Augusto Martins Alves, Adriane Belluci Belório de Castro

Resumo


As tecnologias digitais instauraram um novo paradigma educacional. Por isso, se faz necessário o desenvolvimento de sistemas que atendam os diferentes tipos de pessoas participantes do processo de aprendizagem nos diferentes âmbitos da sociedade. Nesse sentido, neste trabalho, foi debatido de que forma um software de alfabetização infantil pode auxiliar no contexto escolar, além de adaptar um método apropriado para o reforço na educação de crianças em fase de alfabetização ao meio digital, apresentando uma proposta de software voltado para a alfabetização com base específica em um estudo de caso realizado junto a alunos e professores da Associação Fraternal Pelicano – AFRAPE. Como resultado, foi identificada a necessidade de suporte pedagógico para o desenvolvimento de softwares educacionais eficazes, apresentando conteúdos de forma evolutiva e adequados aos assuntos abordados em sala de aula.

Palavras-chave: Alfabetização. Educação. Informática. Software.


Texto completo: PDF