Linguagem mediada pela tecnologia: aprendizagem de leitura e escrita e os multiletramentos digitais

Adriane Belluci Belório de Castro

Resumo


O surgimento de uma nova modalidade linguística, oriunda das novas possibilidades de comunicação trazidas pela Internet e tendo como suporte principalmente as novas tecnologias digitais, tem trazido inquietação àqueles que trabalham com o ensino da linguagem. Essa nova modalidade linguística associada à diversidade de suportes digitais provocam a transmutação de gêneros textuais e o aparecimento de gêneros tipicamente digitais, o que gera a necessidade de se desenvolver constantemente novas estratégias para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, com o propósito de garantir o domínio da linguagem em diferentes contextos por meio dos chamados multiletramentos, entre eles, os digitais. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir esse tema no âmbito metodológico de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio, bem como apresentar uma pesquisa, em andamento, nessa área.

Palavras-chave: Escrita. Leitura. Multiletramentos digitais. Tecnologia.

 


Texto completo: PDF