COMO OS ALUNOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE EAD DEFINEM A PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO PRELIMINAR

Silvia C. Aroca & Eliangela P. Bento Aroca & Bento

Resumo


Neste trabalho buscamos relatar e analisar a origem das concepções que os estudantes de licenciatura do curso de física a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possuem em compreender o que é uma pesquisa em ensino de física. Para tanto, analisamos os resultados de aprendizagem a partir de interações nos fóruns, respostas a questionários online e à prova escrita ao longo da oferta da disciplina, “Pesquisa em ensino de física” no segundo semestre letivo de 2013. Neste trabalho iremos focar somente nos resultados obtidos com a prova escrita, pois se trata de um estudo preliminar. A metodologia consistiu na categorização das respostas à prova a partir da análise de conteúdo de Bardin (2009). Os resultados apontam que apesar da utilização de recursos como fórum de discussões e questionários on-line, os alunos têm dificuldades em distinguir uma pesquisa em ensino de uma intervenção em sala de aula. As possíveis causas e motivações para essas dificuldades dos estudantes de EaD são discutidas neste trabalho.

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