A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO FAVORECIMENTO DA APROVAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

sonia carvalho leme moura véras

Resumo


O presente artigo apresenta o resultado de uma análise sobre a contribuição do coordenador pedagógico para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que levem o aluno à aprovação no final do ano letivo. A pesquisa teve como amostra  130 escolas de uma rede educacional privada. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e, ao mesmo tempo, qualitativa tipificada como pesquisa-ação. Os dados foram coletados utilizando-se como técnicas a análise documental, fórum virtual e questionário. Os documentos selecionados para análise foram o Estatuto da Rede, a Planilha de Rendimento Escolar de 2012 e a Listagem de Formação dos Profissionais do RH. Autores que fundamentaram a pesquisa foram Luck (2009) e Falcão Filho (1994). A análise de dados evidenciou que houve falta de conhecimento por parte de 71% dos gestores acerca das atribuições do coordenador pedagógico, 8% das escolas não contavam com a presença do coordenador pedagógico, falta de formação acadêmica  ao cargo de 60% dos coordenadores pedagógicos e o alto índice de reprovação dos alunos 23,46% de 2012 para 2013. Foi possível confirmar a hipótese que nas escolas existe uma correlação entre o perfil acadêmico do coordenador pedagógico e o índice de aprovação dos alunos que obtiveram média de 87,39 em comparação à média de aprovação de 76,72, em escolas com coordenadores sem perfil acadêmico. A intervenção ocorreu por meio de duas estratégias favorecedoras da  Formação Continuada em serviço: a criação de um Fórum e de uma Comunidade Virtual de Coordenadores Pedagógicos.


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