TUTORIA E DOCÊNCIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UAB NA PERSPECTIVA DOS SABERES DOCENTES

FRANCISNAINE OLIVEIRA

Resumo


Este trabalho discute a tutoria e a docência na educação a distância (EaD) sob a ótica dos saberes docentes, a partir de dados da pesquisa que teve como objetivos gerais: 1. Identificar e caracterizar a tutoria nos cursos de Pedagogia das instituições parceiras da UAB; 2. Investigar e analisar como e em que condições, nesses cursos, se constitui a profissionalização do tutor. Os procedimentos de pesquisa incluíram a análise documental dos editais de seleção de tutores e dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia, questionários aplicados aos profissionais envolvidos com tais cursos e entrevista realizada com o diretor de EaD da CAPES. Resultados da pesquisa acerca aos saberes do tutor confirmaram a tese assumida de que a tutoria consiste em exercício de docência e que o tutor tem desempenhado trabalho de professor, mobilizando e construindo saberes docentes, incluindo aqueles necessários à docência na EaD, como o trabalho coletivo e a comunicação mediada pelas tecnologias.


Texto completo: PDF