CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FE) DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB): O PERFIL DO INGRESSANTE

Danielle Xabregas Pamplona Nogueira, Catarina de Almeida Santos, Ruth Gonçalves de Faria Lopes

Resumo


Este artigo analisa o perfil dos estudantes que ingressaram em 2014, no Curso de Pedagogia a distância, da FE/UnB, no âmbito da UAB, buscando compreender quem é esse estudante e quais são as suas necessidades formativas. O levantamento do perfil foi feito por meio de um questionário aplicado no componente curricular Projeto 1 do curso. Conclui-se que, cabe à universidade o desafio de atender as necessidades formativas do aluno que é trabalhador, inclusive como professor em tempo integral da escola pública e precisa conciliar suas atividades laborais com o estudo. Além disso, são mulheres casadas que possuem família e necessitam de tempo para a atividade familiar. Também reconhecer a afinidade desse aluno com a docência e promover as condições adequadas para a base docente do currículo. Cabe, ainda, o desafio de promover o conhecimento de informática. E, por fim, criar um ambiente de aprendizagem motivador e orientador para o aluno que, em sua maioria, nunca realizou cursos a distância.

Texto completo: PDF