POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO FORMATIVO DOS DOCENTES NO CAMPO BIOTECNOLÓGICO

Alessandra Miguel Kapp, Elisangela Matias Miranda, Denise de Freitas

Resumo


Essa pesquisa tem o objetivo de identificar como os professores compreendem e abordam o conteúdo de Biotecnologia no ensino. Para esta análise, pesquisa aplicou-se questionários aos professores das áreas de Ciências da Natureza que acompanharam oficinas de formação continuada, promovidas pelo Centro de Biologia Molecular e Estrutural (CBME), da USP-SC. Após interpreta-los verificou-se que, apesar dos cursos lhes auxiliarem em suas abordagens de ensino e práticas educativas, um grande impasse enfrentado por eles é tentar aproximar os temas de Biotecnologia à realidade dos alunos uma vez que trata-se de assuntos abstratos, de difícil compreensão e distante das disciplinas de Biologia e Química. A partir disso, espera-se que os professores estejam mais próximos do mundo da biotecnologia e dos avanços tecnológicos. Essa aproximação com o conteúdo faz com que os professores ministrem aulas mais dinâmicas e interativas, fazendo os alunos pensarem e refletirem sobre a questão.

Palavras-chave: Biotecnologia, Formação de Professores, Ciência; Tecnologia e Sociedade (CTS).


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