A TUTORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: UM ESTUDO SOBRE CONDIÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICA DOCENTE

Luciana Charão de Oliveira, Adriana Cristina Omena dos Santos

Resumo


A Educação a distância traz em seu bojo diversas nuances que merecem um estudo detalhado. Existe uma demanda por trabalhadores com domínios e saberes diversos e que estão desamparados quanto às questões trabalhistas e legais. Para estudarmos a tutoria investigamos o curso de Pedagogia a Distância na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O instrumento de coleta de dados utilizado nesta pesquisa foi o questionário e o corpus de pesquisa foi composto por 45 tutores do referido curso. Trata-se de uma pesquisa descritiva e documental com realização em campo. O objetivo foi analisar as respostas das tutoras e fazer algumas inferências relacionadas à prática docente e às condições de trabalho do tutor. Tais respostas permitiram constatar como sendo verdadeiras as hipóteses de que as atividades realizadas pelo tutor configuram como atividades de cunho docente e de que a tutoria apresenta-se como função sujeita à precarização das condições de trabalho, segundo a ótica do grupo pesquisado.

Palavras-chave: Educação a distância, tutoria, prática docente, condições de trabalho.

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