MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO TUTOR EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA

ANA PAULA PINTO BASTOS, FRANCINEIDE BEZERRA GOERGEN

Resumo


A análise é fruto de uma pesquisa sobre o trabalho realizado pelo tutor à distância no curso de Especialização em Gestão Pública Municipal na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Unilab. Analisou-se a mediação pedagógica do tutor à distância. A metodologia utilizada seguiu um estudo bibliográfico e pesquisa de campo para apreciação sobre ensino à distância, tutoria e tecnologia. Um instrumental foi aplicado aos tutores que estavam atuando em 2013. A fundamentação teórica tomou como base alguns autores que veem trabalhando a temática do Ensino à Distância. Como resultados, se obteve informações sobre a qualidade na interação entre professor tutor e aluno, nos quais os sujeitos na maioria, afirmaram participar de curso de formação em EaD. Isto traz uma reflexão das práticas pedagógicas do tutor na interação e mediação pedagógica no curso supracitado.Os resultados mostraram que o trabalho do tutor no ambiente virtual deve buscar a mediação com qualidade.


Texto completo: PDF