EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: GÊNESE, PROJEÇÃO E CARACTERÍSTICAS?
Resumo
Renata Primo de Sousa Paz (UNILAB – renataprimo@unilab.edu.br)
Ana Célia Lopes Cavalcante (UNILAB – anaclcavalcante@gmail.com)
Antonio Leonardo Moreira de Aquino (UNILAB – leonardoaquino1986@outlook.com)
Bárbara Eleodora Santiago Gomes (UNILAB – barbara@unilab.edu.br)
Júlio César Lopes de Oliveira (UNILAB – Juliolopes1110@gmail.com)
Lisimére Cordeiro do Vale Xavier (UFC – lisirobert@yahoo.com.br)
Maria Jucilene Freire Lopes Marinho (SEDUC – jucilenef@gmail.com)
Maria Ravelly Cordeiro Xavier (UNILAB – ravellyxavier@yahoo.com.br)
Pedro Bruno Silva Lemos (UNILAB – pedrolemos@unilab.edu.br)
Antônio Roberto Xavier (UNILAB – roberto@unilab.edu.br)
Resumo:
A Educação a Distância (EaD) embora seja um acontecimento recente no âmbito da educação brasileira da forma como ela é praticada hoje, esta tem suas origens em um contexto histórico bem distante. O objetivo desta escrita sucinta é demonstrar que a EaD, como alternativa de ensino-aprendizagem, tem suas características e projeção básicas e se consolidou como forma de educação que abrange coletivamente em múltiplas vias de acesso, superando os obstáculos de tempo, espaço e distância, bem como fomenta a autonomia do ensino-aprendizagem. As novas tecnologias ou ferramentas digitais com o advento da internet possibilitaram um processo revolucionaram em todas as áreas da informação e da comunicação afetando decisivamente os conteúdos e metodologias no campo do ensino-aprendizagem com o recurso da EaD. Nessa ótica, a EaD tem ignorado as barreiras até então intransponíveis de tempo, espaço, individualidade e mediação do saber por meio da pessoa física do professor. A perspectiva da EaD se concretiza e se estabelece cada vez mais na autonomia do aprendente e na democratização e disponibilização dos conteúdos e recursos didático-pedagógicos através da interação coletiva entre professor-aluno-tutor, nos mais diversos espaços virtuais de ensino-aprendizagem. É válido ressaltar que esta escrita é do tipo bibliográfica, de abordagem qualitativo, método dedutivo e está dividida em tópicos.
Palavras-chave: Educação a Distância; Novas Tecnologias; Mídias Digitais.
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