FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE UM CURSO SEMIPRESENCIAL

Maria Teresa Zampieri, Sueli Javaroni

Resumo


Nesse trabalho apresentamos e discutimos o planejamento de um curso semipresencial de formação continuada de professores de Matemática. Esse curso será o cenário de uma pesquisa de doutorado, que está em desenvolvimento. O propósito será explorar conteúdos do currículo de Matemática do Ensino Fundamental II com o uso de tecnologias digitais. Nos baseamos em uma teoria que defende a formação de professores como um processo que permanece em movimento, face às mudanças necessárias que o desenvolvimento das tecnologias digitais propicia. Assim, primeiramente, os professores serão instigados a refletirem criticamente sobre atividades integradas às tecnologias digitais, e em como tais atividades potencializam a produção de conhecimento matemático, e, posteriormente, proporemos que eles produzam seus próprios materiais. Com isso, almejamos que os professores assumam uma postura ativa não só em suas produções de conhecimentos matemáticos, mas também no planejamento do curso como um todo.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Educação Matemática. Geogebra

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