TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise da formação continuada de professores

Viviane Aparecida de Souza Ramos, Daniel Mill

Resumo


As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, letradas digitalmente ou não. A escola encontra-se inserida no contexto da sociedade grafocêntrica digital, onde estão os nativos digitais (alunos) e imigrantes digitais (professores), pertencentes a gerações diferentes. Formações continuadas em TDIC visam uma maior aproximação entre professor e aluno. Mas como tem se configurado as propostas de formações em TDIC para esses professores? Esta pesquisa, objetiva analisar as propostas de formação continuada de professores que envolvem a incorporação das TDIC no processo de ensino-aprendizagem da educação básica, tendo como campo de estudo a proposta de formação POIE em uma escola municipal paulista. A pesquisa está na fase de levantamento bibliográfico e de coleta de dados. Análises parciais dos dados indicam a necessidade de atenção às particularidades da formação de professores para adotar as TDIC na educação básica.

Texto completo: PDF