Grupos e Subgrupos temáticos

Os trabalhos devem estar enquadrados em um dos grupos temáticos e subgrupos relacionados a seguir:

 

1.    Ensino-aprendizagem aberto, flexível e a distância  

  • 1.1 Educação híbrida (Blended Learning): desafios e aproximações entre educação presencial e a distância
  • 1.2 Modelos, teorias e sistemas de EaD: flexibilidade pedagógica em perspectiva
  • 1.3 EaD como estratégia de redução da distância entre a educação formal e o trabalho
  • 1.4 Infraestrutura organizacional e pedagógica em propostas educacionais híbridas

 

2.    Pesquisa e produção do conhecimento em educação, tecnologias e linguagens

  • 2.1 Redes colaborativas de pesquisa
  • 2.2 Educação a Distância: tendências e temas silenciados na pesquisa
  • 2.3 Delimitação da área de conhecimento, qualidade da pesquisa e modelos metodológicos
  • 2.4 Estratégias e instrumentos metodológicos na coleta e análise de dados

 

3.    O estudante da EaD em foco

  • 3.1 Perfil e necessidades formativas
  • 3.2 Estratégias de estudo pela EaD: construção de espaços e tempos 
  • 3.3 Serviços de Apoio ao Estudante: estruturas, equipes e propostas
  • 3.4 Autonomia, identidade e coletividade na aprendizagem virtual

 

4.    Inovação em Educação e Tecnologias Digitais

  • 4.1 Multidispositivos tecnológicos e múltiplas mídias para educação: custos, desenvolvimento e aplicações
  • 4.2 Acessibilidade, inclusão e tecnologias digitais
  • 4.3 Estratégias virtuais de apoio à formação: REA, laboratórios, bibliotecas e outros recursos
  • 4.4 Jogos e outras mídias interativas na educação: desafios e possibilidades

 

5.    Qualidade na Educação a Distância e a democratização do conhecimento

  • 5.1 EaD: questões tecnológicas, econômicas e sociais
  • 5.2 Planejamento educacional, currículo e avaliação: (re)pensando propostas pedagógicas
  • 5.3 A EaD como estratégia de democratização no ensino superior: acesso e equidade
  • 5.4 Gestão e institucionalização da EaD: estratégias e desafios

 

6.    Educação e tecnologias: formação e atuação de educadores/profissionais

  • 6.1 Conhecimentos e práticas: aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional
  • 6.2 Docência em EaD e trabalho coletivo: atores e processos
  • 6.3 Profissionalização e condições de trabalho em EaD
  • 6.4 Uso de tecnologias, processos formativos coletivos e aprendizagens institucionais


ISSN: 2316-8722