SMARTPHONES E TABLETS COMO MEDIADORES: INTERAÇÃO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E PERCEPÇÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

Erika Giacometti Rocha, Daniel Mill

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças socioculturais e cognitivas dos adolescentes e jovens que usam intensivamente Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação móveis, especialmente os smartphones, tablets e similares. Para clareza da análise, estreitou-se a observação sobre a interação social, o desenvolvimento metacognitivo e percepção de gênero, correspondendo respectivamente às áreas temáticas de sociedade, cognição e cultura. A pesquisa é de natureza descritiva e a metodologia é qualitativa. A análise será feita por triangulação de dados. Os resultados apontam mudanças na interação social no âmbito educacional; além disso, inferiu-se que a melhoria da aprendizagem com a mediação de smartphones, tablets e similares pouco evolui se não há mediação de sujeitos mais experientes auxiliando o desenvolvimento de competências metacognitivas; por fim, outro fator observado é que o desenvolvimento da metacognição depende do modo como os sujeitos percebem seus papeis feminino e masculino.


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