JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

CRISTIANE INÊS BREMM, JOSIANE POZZATTI DAL-FORNO

Resumo


O jogo, elemento essencial para o desenvolvimento da criança, é primordial para se entender como elas interpretam o mundo. As mudanças da sociedade alteraram as formas de aprender e ensinar, inserindo novas ferramentas na educação. Assim, essa pesquisa procurou pensar a educação da criança pequena, refletindo sobre o contexto dos nativos digitais. Para isso, buscou-se compreender a prática desenvolvida pela professora que atua no laboratório de informática de uma escola de Educação Infantil de Santa Maria/RS. Com uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso tendo como técnica e instrumentos de coleta de dados a observação participante, o diário de campo e a entrevista. A análise dos dados revelou que a professora possui conhecimento sobre a utilização da informática na educação. Porém, enfrenta alguns desafios, como a interação com as demais aulas desenvolvidas na instituição.

 


Texto completo: PDF