FORMAÇÃO DOCENTE NA EAD: REFINANDO O OLHAR SOBRE A PESQUISA COM O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Sandra Regina Costa, Norma Lucia Queiroz

Resumo


Buscou-se desenvolver uma análise acerca de um relato crítico, apresentando a experiência vivenciada por duas professoras como orientadoras no ambiente virtual. Objetivou-se compreender o processo de reflexão dessas professoras no ambiente virtual. Foram utilizados autores como: Vigotski, Flavell, Levy, Morin, Lincoln, entre outros. Os instrumentos foram: registros escritos das participações das professoras e estudantes nos cinco fóruns, duas webconferências, relatórios de acompanhamentos e apresentações do trabalho final, entrevistas semiestruturadas com as professoras. Os resultados indicaram: 1)professoras/orientadoras mais experientes analisam e emitem pareceres, oferecendo sugestões qualitativas sobre a pesquisa. Pesquisar é ver, e ver é uma aprendizagem a ser apreendida em todos os momentos do fazer pedagógico; 2)a orientação por meio do ambiente virtual possibilitou um diálogo muito próximo e significativo entre os participantes.


Texto completo: PDF