AÇÃO SOBRE A INOVAÇÃO – LICENCIATURAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM FOCO

Suselaine da Fonseca Silva, Jéssica Ramos da Silva

Resumo


Como modalidade de ensino crescente no Brasil, a Educação a Distância tem sido objeto de estudo em várias linhas de pesquisa. Os dados obtidos em alguns desses estudos atestam que o planejamento das ações é de suma importância para se alcançar os objetivos propostos desde a idealização de um curso até a sua conclusão. Essa constante análise e avaliação do processo necessitam da interação entre todos os envolvidos, levando-se em consideração as especificidades desta modalidade. Este artigo remonta o quadro da EaD no Brasil, partindo dos dados do INEP nos últimos nove anos, cuja análise remete à necessidade de se repensar o planejamento de cursos nessa modalidade de ensino e de se estabelecer ações que produzam resultados mais significativos, principalmente nas licenciaturas a distância. Adotou-se como metodologia a análise quantitativa dos dados com abordagens exploratórias e investigativas.

Texto completo: PDF