ROBÓTICA COM ARDUINO: UMA PROPOSTA PBL FREIRIANA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E DE HABILIDADES

Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte, Herbert Gomes da Silva, Carolina dos Santos Batista

Resumo


Este trabalho versa sobre a experiência do desenvolvimento de um curso de Robótica que integra um curso online com uma disciplina presencial que compõe a parte diversificada do currículo chamada Oficina Curricular Tecnologia e Sociedade, das escolas da rede pública estadual que participam do Projeto Escola de Tempo Integral, voltada às Ciências da Natureza, tendo caráter interdisciplinar. A concepção pedagógica do curso está baseada no desenvolvimento por meio do método da aprendizagem baseada na resolução de problemas (PBL), sob uma perspectiva freiriana e tendo como objetivo o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos educandos de forma que as competências e habilidades a desenvolvidas durante o curso proporcionem a formação do senso crítico e da cidadania, tornando-os capazes de compreender o mundo, sua relação com a Ciência e a Tecnologia, sendo capazes de posicionar-se diante de situações que envolvam temas da Ciência e resolver problemas de seu cotidiano.


Texto completo: PDF