BRINQUEDOTECA VIRTUAL: ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DO FUTURO EDUCADOR

Suselei Affonso, Aglay Fronza Martins

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo promover uma reflexão crítica acerca da utilização de uma Brinquedoteca Virtual no curso de Pedagogia, identificando suas contribuições para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores. A brinquedoteca virtual se constitui em um espaço virtual provido de recursos lúdicos para atividades de ensino, pesquisa e extensão, que oferece aos discentes a oportunidade de produzir e experimentar materiais pedagógicos que lhes permitam qualificar sua ação, relacionando teoria e prática. Por meio de uma pesquisa de campo, essa investigação propõe a implementação de uma brinquedoteca virtual e o acompanhamento de sua utilização pelos acadêmicos, discutindo seus desafios e possibilidades. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para a incorporação das novas tecnologias no trabalho pedagógico e para a disseminação da ludicidade em um ambiente virtual voltado à aprendizagem.


Texto completo: PDF