UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO EDITOR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ATRIBUIÇÕES E FUNÇÕES

Ariovaldo Alves, Amanda Del Grecco Santana, Daniel Mill

Resumo


O presente artigo visa analisar o trabalho do Editor AVA[1], enquanto integrante da Equipe Moodle[2]na Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD-UFSCar). Para investigarmos o trabalho do Editor AVA, abordaremos o contexto em que a EaD se encontra atualmente, como ela foi implantada na universidade, a relação entre as equipes durante as etapas do processo de produção de uma disciplina/curso, priorizando a rotina do editor que, além de participar desse processo, atende a demandas acionadas através do Sistema Integrado de Apoio SEaD (SInApSe). Para atingir o objetivo proposto, além do acompanhamento do trabalho do editor, será realizada uma revisão de literatura através de pesquisa bibliográfica.

[1] Responsável por configurar os cursos na plataforma Moodle (ambiente virtual de aprendizagem – AVA), bem como pela criação de atividades no ambiente, inserção de materiais de estudo (textos, vídeo-aulas, animações, entre outros), e pela realização do cadastro de alunos, tutores e professores nas disciplinas.

[2] Composta de profissionais com formação na área técnica e com amplo conhecimento da plataforma Moodle.


Texto completo: PDF