A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS TUTORES DOS CURSOS TÉCNICOS DA UEMA

MAIRA REJANE OLIVEIRA PEREIRA, Eliza Flora Muniz Araujo

Resumo


Este artigo descreve as estratégias utilizadas pela coordenação de tutoria dos cursos técnicos da Universidade Estadual do Maranhão no processo da formação continuada dos tutores. Objetiva apresentar a consolidação do processo de formação, destacando a importância desses momentos para a melhoria da prática pedagógica e consequentemente, elevação do nível do ensino técnico ofertado. A metodologia adotada permitiu análises de pesquisas já realizadas na área, explorou-se ainda a realidade por meio da análise dos relatórios elaborados pela coordenação de tutoria, da observação e da entrevista numa perspectiva de abordagem qualitativa. Os resultados obtidos apontam para a importância da realização de acompanhamentos sistemáticos do trabalho dos tutores com a utilização de instrumentos avaliativos que possibilitem a permanente realimentação dos processos que permeiam as formações continuadas. Constatou-se assim a necessidade da implementação de metodologias inovadoras no processo da formação continuada que promovam o intercâmbio de experiências e o compartilhamento de novas aprendizagens.

Texto completo: PDF