DIREITOS AUTORAIS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA FLIPPED CLASSROOM

Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues, Dilermando Piva Junior

Resumo


Uma nova tendência na maneira de se desenvolver o Ensino a Distância e, portanto, alcançar o conhecimento, como meio de viabilizar a sua apreensão tem sido a proposta da adoção do “flipped classroom” ou como vem sendo denominada no Brasil, “sala de aula invertida”. Esse modelo “flipped classroom”, é mais uma das inúmeras ferramentas utilizadas nessa modalidade de ensino, que vem buscando ampliar cada vez mais seu espaço dentro do processo educacional. Essa ferramenta possui uma metodologia particular, que inverte a lógica da sala de aula, a partir do momento em que possibilita aos aprendizes terem contato com o conteúdo antes da aula presencial. No entanto, há nesse tipo de proposta a utilização de vários materiais ou recursos cujos Direitos Autorais pertencem ao seu criador e devem ser respeitados. Nesse sentido, demandando autorização para sua utilização em casos em que os mesmos não estejam legalmente isentos de tais ônus, a proposta deste trabalho é apontar as alternativas possíveis de meios de proteção legal.


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