TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE: DESVELANDO O COTIDIANO ESCOLAR

Carolina Carvalho Franco de Abreu, Catarina de Almeida Santos, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Resumo


Esse artigo trata do uso das TICs no cotidiano escolar. Objetiva analisar o uso de tablets por professores em escolas no Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas com coordenadores e professores de uma escola particular e de uma escola pública.  Os dados reforçaram a tese de que políticas de inserção de tecnologias na escola, favorecem a intensificação do trabalho docente. Na escola pública, percebemos um contexto mais conservador, a partir do aumento de trabalho em sala de aula, práticas menos criativas, muitas tarefas realizadas fora da escola e piores condições de trabalho. Já na escola particular, o modelo compreende maior tempo de preparo fora da sala de aula, maior possibilidade de práticas curriculares mais criativas, condições de trabalho organizadas a partir de modos de gestão mais abertos. Contudo, isso pode estar evidenciando um processo de auto intensificação do trabalho docente.

 


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