ENSINO DE CIÊNCIAS E OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE MATERIAIS EXISTENTES

Taitiâny Kárita Bonzanini

Resumo


Resumo: Este trabalho focalizou os Objetos Virtuais de Aprendizagem para o Ensino de Ciências, com o objetivo de identificar os materiais existentes, analisar as características pedagógicas dos mesmos e a viabilidade de uso, através de uma metodologia quanti-qualitativa. Foram identificados jogos, vídeos e simulações para o ensino de diversos conteúdos. Porém, a existência de materiais não garante que o educador os utilize com facilidade, pois as escolas podem não contar com computadores ou softwares atualizados para a incorporação da tecnologia em sala de aula, assim como o professor pode não estar preparado para um uso pedagógico desses materiais. Tais materiais podem ser facilmente acessados por professores e alunos, porém pouco observa-se a inserção da tecnologia em sala aula. Para tanto, é preciso criar condições materiais e estruturais para que professores e alunos possam acessar esses materiais, para que tenham tempo para planejar as situações de ensino e avaliá-las. Palavras-chave: Objetos Virtuais de Aprendizagem, Ensino de Ciências, Jogos no Ensino.

Texto completo: PDF