A inclusão social da Universidade Aberta do Brasil

Andrea Cavalcanti Macedo, Marizete Silva Santos, José de Lima Albuquerque

Resumo


Com o crescimento da população percebe-se a Educação a Distância (EaD) como meio importante para oportunizar o acesso à educação à população. Com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Governo Federal busca ampliar o acesso à educação superior pública atuando na redução das desigualdades da oferta do ensino superior, visto que os polos de apoio presencial localizam-se em municípios em que antes não havia esta possibilidade. A partir dos dados analisados no curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, oferecido nos polos de Afrânio e Carpina, foi possível observar que os estudantes pesquisados em sua maioria são advindos da escola pública e com renda familiar variando até dois salários mínimos. Pode ser observada também a importância dos polos UAB para as regiões onde os mesmos são localizados, através da quantidade de estudantes do polo que residem em outros municípios, bem como a variedade de municípios atendidos pelos polos presenciais.


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