HIBRIDIZAÇÃO DO ENSINO EM UMA IES: DELINEAMENTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ADOÇÃO DE 20% A DISTÂNCIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS

Maria Angélica do Carmo Zanotto, Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Ana Paula Rodrigues da Silva, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões, no tocante às ações pedagógicas, que o setor responsável pela execução das políticas de Educação a Distância de uma Instituição de Ensino Superior (IES) federal tem desenvolvido para adoção de 20% de carga horária na modalidade a distância em cursos de graduação presenciais. Esta iniciativa toma como base a Portaria nº 4.059/2004, considerada como regulamentadora do processo de hibridização do ensino. A implantação desse formato de educação implica em um novo modelo de gestão que deve ser discutido pela IES, pois traz impactos nos diversos âmbitos institucionais. Desse modo, espera-se que os aspectos apresentados possibilitem debates e reflexões sobre o tema, e auxiliem gestores na tomada de decisões e encaminhamentos adequados para adoção de 20% de carga horária na modalidade a distância, principalmente no que concerne ao (re)direcionamento dos processos de ensino e aprendizagem em cursos de graduação presenciais.

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