Documentários e possibilidades de exploração no contexto da virtualidade

Milena Aparecida Vendramini Sato, Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo


O texto busca socializar um estudo que está em processo de desenvolvimento e que tem como objetivo investigar a utilização de tecnologias que podem ser empregadas para a elaboração de pequenos documentários, visando a melhoria da aprendizagem com a participação ativa do aluno. A criação do documentário pelo aluno consiste na integração entre as tecnologias existentes na escola (máquinas digitais, computadores e internet) e o conhecimento, que permitirá ao aluno fazer uso do seu repertório histórico social na construção de novos saberes a partir da compreensão da sua própria realidade. No atual contexto em que a sociedade está inserida, a todo momento se produz informações as quais podem ser compartilhadas. “Pessoas comuns” podem construir um vídeo com o uso de uma simples ferramenta, celular ou câmera, e mostrar para o mundo a sua realidade por meio da internet. Sendo assim, a educação precisa acompanhar as novas exigências e desenvolver ações pedagógicas para o aluno usufruir, de maneira adequada, os benefícios das tecnologias digitais de informação e comunicação em direção a transformação social.

Palavras-chave: Documentários. Educação. Tecnologias digitais de informação e comunicação.

 


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