Tutoria presencial: construindo melhores práticas por meio do enfoque participativo e do mapeamento de processos

Erico Pagotto, Carlos André Quintas, Maria Moreira Santana Franceschini, Maria Cristina Silva

Resumo


A tutoria presencial compreende um elemento importante para o fortalecimento e humanização da EaD. Os tutores presenciais desempenham uma ampla gama de atividades, tanto voltadas às práticas intrínsecas às atividades curriculares do processo de ensino e aprendizagem, como também de apoio à gestão operacional dos polos de apoio local, mas sobretudo como elo de ligação entre o aluno e as equipes responsáveis pelo desenvolvimento das atividades acadêmicas dos cursos à distância. Grande parte dos profissionais que atuam em tutoria presencial, no entanto, não possuem formação específica para tal, e daí decorre a necessidade do investimento contínuo na sua formação. A utilização de processos participativos pode ser uma forma de ação relevante tanto para envolver, motivar e desenvolver equipes integradas de alto desempenho, como para produzir boas práticas operacionais nos polos de apoio e fortalecer o relacionamento das equipes como um todo. A partir de técnicas gerenciais de mapeamento e gestão por processos, e também da construção coletiva de conhecimento por meio de enfoques participativos, este artigo relata em um estudo de caso como é possível contribuir com a construção de novas práticas em EaD com ênfase em alguns processos críticos das atividades de tutoria presencial. Inicialmente é apresentada uma discussão a respeito do papel da tutoria presencial e da gestão por processos. Em seguida, procurou-se compreender de que forma estes dois aspectos articulam-se nas práticas acadêmicas do polo de São José dos Campos para a construção de um ambiente de trabalho mais produtivo e humanizado. Os resultados observados demonstraram potencial para a consolidação de times de trabalho mais comprometidos e efetivos em suas ações.


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