Estudo de caso sobre educação a distância: um relato de experiência

Aparecida Santana de Souza Chiari, Maria Teresa Zampieri, Taís Alves Moreira Barbariz

Resumo


Este texto apresenta um relato que tem como objetivo apresentar a articulação do Grupo de Estudos em Educação a Distância – GEEaD. Este grupo é composto por alguns alunos do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP, campus Rio Claro, SP, que estão realizando pesquisas nas quais é presente o tema “Educação à Distância”. Esta apresentação vem seguida de um debate sobre suas atividades em termos discussões de aprofundamento da temática em comum para subsídio das pesquisas em andamento. Além disso, o presente trabalho traz reflexões sobre a dinâmica do grupo com a intenção de buscar compreensões acerca da sua consonância com algumas das características de grupo colaborativo, trazidas por autores que desenvolvem este conceito nas referências aqui utilizadas. Para isso, o texto foi organizado em quatro etapas. Na primeira, são descritas as características de grupos colaborativos, consideradas as fontes de pesquisa para este estudo. Em seguida, será apresentada a dinâmica do GEEaD e as principais atividades realizadas no período entre os meses de março de 2012 e novembro de 2013. Na terceira parte o texto propõe reflexões na direção de investigar se as práticas do GEEaD se aproximam daquelas esperadas em um grupo colaborativo, de acordo com a perspectiva teórica adotada neste trabalho. Ainda nesta seção, refletimos que, em nível inicial, o GEEaD pode ter começado a realizar pesquisa colaborativa. Na última etapa considerações foram descritas de modo a apontar novos desafios sobre a temática e analisar as contribuições da participação no grupo para cada um de seus membros.



Texto completo: PDF